COMO ANTECIPAR A CONTEMPLAÇÃO DE UMA COTA DE CONSÓRCIO

O consórcio é uma ferramenta de planejamento financeiro, de forma que se possa fazer uma poupança para adquirir um bem ou um investimento para remunerar seu capital.

Ao adquirir uma cota de consórcio, tem-se a certeza de que, dentro de algum tempo, o poupador/investidor será contemplado e com o crédito disponível será possível comprar um bem à vista, aproveitando todas as vantagens de uma negociação na qual se tem o dinheiro na mão. Este tempo não pode ser determinado, isto é, não se sabe quando a cota será contemplada.

Para ter a sua cota contemplada, o consorciado pode contar com a sorte e também utilizar algumas técnicas para “acelerar” a contemplação. Como diz o termo “SORTEIO”, nesta forma de contemplação precisamos contar com a sorte, pois todos os componentes do grupo participam com as mesmas chances, desde que estejam em dia com sua mensalidade. Outra possibilidade de ser contemplado passa pela oferta de “LANCES”, que podem ser fixos ou livres. O lance é a antecipação das parcelas finais do plano consórcio.

Na modalidade de lance fixo, podem existir um ou mais valores de lance. Tomando como exemplo o consórcio de imóveis da Rodobens, existem lances de 20% ou 30% do valor do total de parcelas (no plano de 150 meses, os lances podem ser 30 ou 45 parcelas – no plano de 12 meses, os lances podem ser de 24 ou 36 parcelas). Quanto mais alto o lance que você ofertar, menor será o número de concorrentes, o que aumenta a sua chance de ser contemplado. Desta forma, você pode aumentar sua chance de contemplação de 10 a 20 vezes em relação ao sorteio.

Se ainda assim você não está satisfeito e quer mais rapidez na contemplação, existe a possibilidade de ofertar o Lance Livre, que como diz o nome, pode ser equivalente a quantas parcelas você desejar. Desta forma, você pode concorrer sozinho, desde que o seu lance seja o maior ofertado. Mas tome cuidado, à medida que as assembléias decorrerem, o lance livre deve ser reduzido para não se tornar um negócio desvantajoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário